A Anvisa concluiu nesta quarta-feira (26) a análise técnica da vacina Butantan-DV — a primeira no mundo com esquema de dose única contra a dengue — e formaliza o processo de registro junto ao Instituto Butantan.
O imunizante será aplicado inicialmente em pessoas de 12 a 59 anos, e a expectativa é que seja incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), embora ainda não haja data definida para o início da vacinação no SUS.
Mais de 1 milhão de doses já estão prontas e, com uma parceria internacional firmada, a produção poderá alcançar até 30 milhões de doses em 2026.
Os resultados dos ensaios clínicos — realizados entre 2016 e 2024 com mais de 16 mil voluntários — mostraram: eficácia geral de 74,7%, proteção de 91,6% contra formas graves da doença e 100% contra hospitalizações por dengue. A Butantan-DV demonstrou segurança tanto em pessoas que já tinham tido dengue quanto nas que nunca foram infectadas.
Por ser aplicada em dose única, a vacina facilita a logística e tende a aumentar a cobertura vacinal, especialmente em campanhas de imunização em massa.
Estudos adicionais já foram autorizados para avaliar a aplicação da vacina em pessoas de 60 a 79 anos. A inclusão de crianças de 2 a 11 anos também está sendo considerada, dependendo da análise dos novos dados clínicos.
Reprodução de Foto: Walterson Rosa/MS

